A arte de sublimar

em

Segundo nosso amigo dicionário, a Sublimação é um processo químico, onde a matéria (ou molécula) passa do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido, interessante né?

No entanto, a Sublimação vai muito além dessa simples definição e embora muitas pessoas não conheçam esse termo, os produtos sublimados estão por toda parte! nos rodiando em nosso dia-a-dia. Sim… estamos falando dessa sua camiseta estampada ai, ou dessa caneca na sua mesa com o desenho do batman, hahaha.

Produtos simples, que a partir da Sublimação são personalizados, ganhando assim um novo “rosto”, chamando nossa atenção, afinal adoramos um produtinho estiloso, né?!

Mas olha, não confunda sublimação com aplicação de transfer, que embora ambos sejam impressão digital, eles são bem diferentes em seu processo químico. Ou seja, sublimação é uma coisa, transfer é outra.

Por trás da Sublimação, há um mundo muitíssimo interessante, onde a criatividade e a técnica andam de mãos dadas. Criatividade para a criação de artes para as estampas, baseadas em tendências, inspirações e claro, identidade da marca. E técnica para sublimar com excelência, utilizando o equipamento correto para cada tipo de produto, seja tecido, caneca, camisa, capinha de celular, azulejo, e diversos outros.

E já que falamos que Sublimação é diferente de Transfer, vamos explicar um pouco melhor qual a diferença:

A impressão, tecnicamente falando, adiciona cor à superfície do objeto. Já a sublimação é um processo de tingimento (tintura). Logo… ela penetra e re-pinta o objeto abaixo da sua superfície, re-pintando as fibras, ou os componentes do objeto.
A sublimação acontece quando a “tinta” ou a imagem já impressa é submetida a temperaturas próximas aos 200 C e  é aplicado uma pressão suficiente para fazer a tinta penetrar na fibra do objeto que estiver em contato, por exemplo, na fibra do poliéster.

O resultado é um tingimento de alta resolução, alta definição, alta coloração e difícil de ser rachado, partido, quebrado ou descascado, incrível né?!

Hoje a Sublimação é considerada uma das melhores formas de se personalizar objetos!

Uma verdadeira arte!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s