9 Passos para ser um empreendedor!

Voltamos com mais um passo a passo! E esse é pra você finalmente deixar de ser empregado e partir pra uma nova realidade, a de empreendedor!

1. Encontre sua paixão!

Antes de tudo, descubra os segmentos em que você gostaria de empreender. É importante que você seja realista: eleja setores em que suas habilidades e pontos fortes podem ajudar você a conquistar o sucesso. Do contrário, você pode se arrepender de ter largado o emprego.

2520.jpg

2. Não seja tão sonhador…

Mais uma dose de realismo. Você deve desenvolver um produto ou serviço que chame a atenção das pessoas. Lembre-se: sem clientes, não há como obter receitas. E, consequentemente, seu negócio irá à falência

OAYTM00.jpg

3. Valide sua idéia!

Além do seu realismo, você precisa descobrir se, realmente, sua ideia é viável. Para isso, você precisa validar seu negócio, conversando com seu público-alvo. Nessa pesquisa de campo, é bem possível que uma parte do seu projeto mude, pois o que você pensou pode ser diferente da opinião dos clientes. Sem problemas: ajuste o que for necessário e siga para o próximo passo.

7332 3.jpg

4. Plano de Negócios e de Marketing.

Desenvolva um plano de negócio, que deverá mostrar um planejamento para a sua empresa no médio prazo. Nele, você tem que mostrar como você quer ganhar dinheiro. Ou seja, se vai apostar em vendas diretas, pagamentos mensais ou receitas vindas de anúncios, dentre muitas outras formas de monetização.

61.jpg

5. Tenha dinheiro!

Você precisa de algum dinheiro para abrir seu negócio, bem como de capital de giro, que é a grana que você vai usar para pagar as contas da empresa enquanto ela ainda não gera faturamento. O dinheiro, afirma Patel, não precisa ser seu. Você pode buscar um investidor, por exemplo.

1772.jpg

6. Comece devagar…

Segundo o especialista, caso sua empresa não exija atenção exclusiva, não há problema em começar seu negócio enquanto ainda trabalha como empregado. Só é importante não arriscar tudo. Comece devagar, com uma equipe enxuta e sem gastar todo o seu dinheiro. Vá recebendo o feedback dos seus primeiros clientes e veja se a empresa tem chances de decolar.

Captura de Tela 2017-12-20 às 17.04.24.png

7. Construa uma equipe!

Se você não vai se dedicar em tempo integral à sua empresa, deve ter alguém de confiança a postos para resolver os problemas que surjam em sua ausência. Dependendo da sua experiência, também vale contratar especialistas em áreas como finanças, atendimento ao cliente e marketing. Tais adições à equipe, naturalmente, vão depender da quantidade de dinheiro que você tem.

195548-OY9OIN-908.jpg

8. Veja se vale a pena sair. E saia

Ao abrir sua empresa, veja se tudo está dando certo. Caso não esteja, desista. Segundo Patel, falhar é algo bastante comum e faz com que o empreendedor cometa menos erros no futuro. Se tudo estiver bem e você já puder viver da sua empresa, peça demissão. A partir daí, foque no seu negócio em tempo integral.

Captura de Tela 2017-12-20 às 17.06.47.png

9. Escale!

Agora que você se dedica exclusivamente ao negócio, é hora de crescer. Coloque em prática seu plano de negócio e multiplique seus ganhos. De acordo com Patel, é muito importante valorizar a equipe. Afinal, foram eles que “seguraram a barra” enquanto você se dividia entre o emprego e o próprio negócio. Lembre-se que, sem um time motivado e engajado, você não vai longe.

Captura de Tela 2017-12-20 às 17.08.14.png

Quando o assunto é iniciar um negócio próprio, não existe uma fórmula mágica. No entanto, as dicas estão aí para você se motivar a tirar do papel aquele plano, aquele sonho….

Não é uma decisão simples, por isso em breve mostraremos aqui quais ás áreas mais promissoras para você entrar de cabeça e ter seu negócio!

Não espere o momento certo, faça o certo! esse é o momento.

Até logo!

Ah! e baixe aqui o pdf do passo a passo completinho! 9 passos para ser empreendedor

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s